sexta-feira, 16 de maio de 2008

Precisa falar inglês?



Definitivamente, aprender inglês em Londres não é uma coisa tão óbvia quanto parece, apesar de estar morando na capital da Inglaterra. Nesses três meses que estou aqui, já conheci vários brasileiros que vivem na cidade há mais de um ou dois anos e falam tanto inglês quanto eu falo norueguês.


E o motivo principal para isso é que aqui moram milhares de brasileiros, como já dissemos em posts anteriores. Ou seja, você acaba morando com brasileiros, trabalhando com brasileiros, saindo com brasileiros e, conseqüentemente, falando bastante em português. A solução para isso talvez seja fugir dos brasileiros, mas as coisas não são tão simples como parecem. Afinal, o contato com nossos compatriotas é mais do que natural, e até necessário para ajudar na adaptação a um novo país.


Apesar disso, é possível e, na minha opinião, praticamente obrigatório aprender a língua inglesa morando aqui. Mas para isso é preciso fazer um esforço. Acho que o principal deles é aproveitar o curso, independentemente de a escola ser boa ou não (ainda vou escrever mais sobre o curso). Com certeza, é na aula onde mais tenho praticado o inglês, sempre conversando com os gringos e fazendo perguntas ao professor. Além disso, no dia a dia, nas ruas, lojas, lanchonetes e no trabalho procuro conversar o máximo possível com os estrangeiros. Mas é preciso se esforçar mesmo, senão acaba voltando para o Brasil sem ter aprendido quase nada.


Aí sempre alguém te pergunta: "como está o seu inglês?". A reposta invariavelmente é: "Eu sei me virar, não passo fome." Pô, qualquer zé mané não passa fome nem no Uzbequistão sem falar uma palavra em uzbequistanês. É só chegar no McDonald's e pedir "number one, please", que você sabe que vai comer um big mac, com batata frita e coca-cola.


Independentemente do nível de inglês de cada um, é preciso aproveitar a oportunidade de ter contato com pessoas de outros países e falar inglês, mesmo que muitas vezes você fale coisas erradas. Nesse tempo que estou aqui, sinto que já evoluí bastante, mas não tenho dúvidas que poderia ter melhorado mais rapidamente se eu tivesse menos contato com brasileiros.


Pra finalizar, mesmo quem tem um nível de inglês avançado costuma penar no começo aqui na Inglaterra, já que no Brasil geralmente aprendemos o inglês dos Estados Unidos. E a diferença de pronúncia não é pequena. Entre outras coisas, a letra A aqui tem som quase que de "a" mesmo, e não de "e" como nos EUA. Palavras e frases simples como "water", "bank", "I can't", por exemplo, soam totalmente diferentes quando faladas por um inglês e por um norte-americano.
Cheers!!!

TIAGO LEME

Foto: Brasileiros saindo à noite e falando em português, em Piccadilly Circus

3 comentários:

Dany disse...

adorooo os post de vcs!!!!!

;)

Anônimo disse...

grande post , eu adorava ir viver p+ara londres mas confesso tenho um pouco de medo ate porque nao sei falar ingles e depois nao conheço ninguem e iria sozinha e um pouco muito complicado mas, hei-de conseguir , o meu primeiro objectivo e aprender ingles , pois assim tudo sera mais facil ... penso eu :)


Boa Sorte !!!

Anônimo disse...

Vocês e essa Cidade são um "barato"