quinta-feira, 1 de maio de 2008

Loco por ti, América


Os estadunidenses têm mania de achar que América é o nome do país deles. Where are you from? “I’m from America!”, dizem eles. Bah! Mas eu sou brasileiro e também posso me considerar da América, não? Que eu saiba, este é o nome do nosso continente. E, que eu saiba, o nome do país de vocês é United States “of America”, ou seja, Estados Unidos “da América”.

Pois, bem. Aqui em Londres, fiquei sabendo que os ingleses também aprendem errado nas escolas. Quando se referem à Terra do Tio Sam, eles apenas dizem “America”. “This is America”, diz o professor apontando em um mapa para o país do hambúrguer.

No curso que estou fazendo aqui em Londres, eu e uma colombiana discutimos com nossa professora (inglesa) por causa disso.

Tudo começou quando a “teacher” Tania me perguntou se eu já havia visitado a “America”. Eu percebi que ela estava se referindo aos EUA, mas dei um “migué” e respondi cinicamente: “É claro que sim. Eu morava na América. O Brasil pertence à América”. E ela: “Não. Mas estou falando do país América”, insistiu. A colombiana, então, também entrou na discussão: “Mas América é o nome do nosso continente”.

Simpática, a professora procurou consertar: “Bom, me desculpem, não estou aqui para ensinar geografia para vocês, mas é que aqui na Inglaterra nós aprendemos assim... (Ela pegou um mapa-múndi e apontou para os EUA) Aqui é a América”. E, depois, continuou, desta vez falando o correto: “Esta região é a América do Norte, esta é a América Central e esta outra aqui é a América do Sul, onde ficam os países de vocês”. Mas, logo após, ela voltou a insistir no erro: “A América é aqui”, disse, novamente apontando para os EUA.

Para não entrar em uma discussão sem fim, eu falei que “acho errado, mas tudo bem” e encerrei o assunto. Nada satisfeito, porém.

Eu sei que eles usam a palavra “America” para abreviar o nome oficial “United States of America”. Mas é uma abreviação um tanto quanto equivocada, concordam? E eu, sinceramente, não me sinto nada confortável com isso.

Gilberto Gil, por exemplo, não escreveu "Soy loco por ti, América" em homenagem aos EUA. Assim como o Ministro, eu sou louco pelo meu continente e não pelo país de George W. Bush.

Beijos do amigo

ALEXANDRE COUTINHO

Foto: Aí está o mapa da AMÉRICA. Aprenda, "teacher" Tania!

9 comentários:

Unknown disse...

e ae lekooo..ta mtoo loko o blog de vcs, serio msm..li inteiro..esse negocio de america eu concordo com vc(alias eh uma das poucas coisas q eu concordo com vc)..hahaha
e v c larga a mao de ser bobo cara..("eww brasil") quero ver qdo o fabio chegar ai..putz...hahaha
Abraços..boa sorte aii

Anônimo disse...

Grande, Coutinho. Ganhou um leitor, afinal, pelo menos assim, mato saudade de Londres. Afinal, como esquecer o "mind the gap"?
Ah, escreva mais sobre a cidade. Quero estar afiado para a Olimpíada de 2012....hehehe
E aí, United ou Chelsea?

Abraços!

Marcel Merguizo
www.lancenet.com.br/blogs_lancenet/amais

Anônimo disse...

Oi, Alexandre, tudo bem?
Andei lendo sobre as façanhas de vocês, muito bom...
Pelo que estou lendo, vocês estão aproveitando bastante...
Acho que você deveria ter insistido um pouquinho mais com sua professora sobre "América". Ela não pode continuar passando este erro.. tenha dó!!!!
Beijos a você e ao Thiago também.
Heleni

Anônimo disse...

Acho Rikikulo chama aquele lugar de quinta categoria de America!!!
Gostei muito dos textos!

Ps: Continua sendo um trankera!

Anônimo disse...

e aii lelecoo!
poo, infelizmente é assim mesmo que eles aprendem née!
mais tudo de bom ai pra vcs
boa sorteee e sucesso
abraçoos

Anônimo disse...

Oi Lele, tudo bom?
Que legal a ideia do blog e todas as historias de voces ai! Sei bem como esse povo eh ignorante, mas a gente vai levando. Tomara que voces aproveitem muito, o que ja estao fazendo, ne? Tem muita coisa pra se ver e pra se aprender, eh bom demais! Beijao

Taissa

Lica disse...

Boooaaaa, Lelê!

E ensina para eles também que nós falamos PORTUGUÊS, e não espanhol/castelhano, e que nossa capital é BRASÍLIA, e não Buenos Aires!!! Pelo amorrrr!!!

Beijos com saudades,

Li (irmã)

Em tempo: Beijos, Tiago!

Anônimo disse...

Ooooo meus amores.. vim deixar o recadinho pra dizer que estou lendo! E com muita saudades!

Se cuidem ai viu.
Beijos

Unknown disse...

Lelê...
Sensacional essa discussão sobre a América. Essa é mais uma prova da arrogância dos "americanos".
E o Tiago? Nisso ele concorda contigo ou continuará defendendo os Estados Unidos?