quinta-feira, 24 de abril de 2008

Trabalho de "pião"



Independentemente do objetivo de cada um que veio com visto de estudante pra cá, uma das principais preocupações aqui em Londres é o custo de vida. A menos que você tenha pais bem ricos ou tenha guardado muita grana no Brasil (o que não é o caso da grande maioria aqui), você vai precisar trabalhar aqui para se sustentar. Afinal, a moeda aqui é bem mais valorizada: 1 libra (ou pound) é igual R$ 3,28.

E o trabalho aqui em 99% dos casos é de "pião". Aqui tem gente de todas as classes sociais e diversas formações. Não importa se você é estudante ou formado em medicina, direito, engenharia, jornalismo ou se era vagabundo no Brasil, em Londres você vai se sujeitar a trabalhar de cleaner (faxineiro mesmo, mas cleaner é mais chique), garçom, lavador de pratos, entregador de jornal, barman e coisas do tipo. (Claro que existem algumas exceções, mas são poucas...)

No meu caso, estou trampando de cleaner na Cleanevent, uma empresa que faz a limpeza de uma arena de shows, estádios e outros eventos. O trabalho na maioria das vezes não é legal, às vezes é pesado, em algumas ocasiões é tranqüilo, mas também tem o seu lado bom (por exemplo quando é possível assistir algum show ou jogo de graça). Geralmente, cleaner é o primeiro em emprego de qualquer estrangeiro aqui. Um trabalho digno como qualquer outro, mas que exige menos qualificações. Nos próximos posts vou contar algumas histórias dessa vida de "pião".

Aí vem aquela pergunta na cabeça: eu estudei, fiz faculdade e trabalhava como jornalista no Brasil, e na Inglaterra vou ser faxineiro, uma coisa que qualquer um pode fazer, isso vale a pena? Pra mim, a resposta é simples: "claro que vale". Outros podem não pensar assim, mas vai de cada um.

Por que vale a pena? 1-Experiência de vida. 2-Trabalhando apenas 20 horas semanais, um cleaner que ganha o salário mínimo aqui já consegue pagar as suas despesas básicas e se sustentar. 3-É possível juntar dinheiro para viajar, conhecer novas culturas, ou para levar para o Brasil, ou para fazer compras... 4-Trabalhando como faxineiro no Brasil, nós sabemos que a grana mal dá para se sustentar. 5-Claro que não pretendo limpar o chão para o resto da minha vida, mas fazer isso por um período de um ano não mata ninguém.

Antes de sair do Brasil, eu tinha a preocupação de saber se era difícil arrumar trabalho aqui. Hoje posso ver que é bem fácil conseguir emprego. Claro que quanto melhor o nível do seu inglês, quanto mais contatos e amigos você tiver por aqui e quanto mais persistência para correr atrás, melhor o emprego que você vai conseguir. Eu arrumei esse trampo de cleaner depois de duas semanas que cheguei em Londres, com a ajuda de pessoas que conheci por aqui. É possível conseguir coisa melhor, mas por outro lado tem gente que também demora mais tempo até arrumar algo. Cada caso é um caso.

TIAGO LEME

Foto: Não, eu não estava fantasiado de caça-fantasmas. Eu estava trabalhando de cleaner em Twickenham, um estádio de rugby. Esse bagulho que eu estou usando é uma máquina que solta um jato de ar para empurrar todo o lixo para baixo, até o último degrau da arquibancada, para ficar mais fácil de recolher.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito boa sua explicação , seu desprendimento e humildade.Parabéns!

Edna disse...

Parabéns, Tiago!! Estava procurando informações a respeito do trabalho de cleanner, pois meu filho está trabalhando recentemente na Irlanda nessa profissão, e como muitas pessoas preconceituam quem vá morar no exterior e ter atividades assim, achei muito oportun suas colocaçoes que evidenciam valorizar outras formas de crescimento que não só o que que fortalece a vaidade através do status...(este que muitas vezes não é condizente com o salário ou qualidade de vida no Brasil).