sexta-feira, 25 de abril de 2008

Bah! Eu tô no Brasil?


Pois é, pessoas. A quantidade de brasileiros aqui em Londres chega a ser assustadora. É como queijo em Belo Horizonte, chimarrão em Porto Alegre, dengue no Rio de Janeiro... Sem brincadeira! É tão comum que até enjoa, enche o saco. Como o Mr. Tiago Leme falou no “post” anterior, são cerca de 150 mil brasileiros vivendo aqui. Mas não duvido que esse número seja maior.

Eu pego o metrô e já ouço algum infeliz falando português. E como nosso povo fala alto, viu? Eu notei isso. Os ingleses parecem que sussurram. Já os brasileiros não conversam; eles gritam. Dá vontade de cutucar um deles e falar: “Vem cá, amigo, quer um megafone pra sua mãe poder escutar sua conversa lá do Brasil também?”.

E é impressionante como nós nos conhecemos bem. Nas ruas, eu olho para um cidadão e já noto “Esse é brasileiro, com certeza”. Não dá outra. O celular do cara toca e ele atende em português “Oi, meu amor!”.

Eu também já passei por uma situação engraçada. Na porta das estações de metrô, sempre tem uns carinhas distribuindo jornais, aos gritos de “Paper! Paper!” (abreviação de “newspaper”). Outro dia, quando eu cheguei perto de um dos entregadores, o cara falou “Olha o jornal!” e olhou rindo para mim. Eu perguntei: “Caramba, como é que você sabe que eu sou brasileiro?”. E ele: “Estou aqui em Londres já faz um tempinho. É muito fácil reconhecer nosso povo”. Como é...

Antes de vir para Londres, eu imaginava que os brasileiros se encontravam nas ruas e faziam uma baita festa. “Nossa, que legal! Mais um brasileiro por aqui!”. Que nada! Nós passamos uns pelos outros, falando nossa língua, e ninguém mexe com ninguém. É a coisa mais banal do mundo. Mas é claro que tem suas exceções. Há quem goste de brincar. “Ê Brasil!”. “Bom dia!”. “Boa tarde!”. “Boa noite!”. Eu, por exemplo, sou um desses bobões.

Tem gente que foge de brasileiro para aprender o inglês. Acho isso certo. Mas, quando você ainda está em fase de adaptação à cidade, não há coisa melhor do que ter uma pessoa falando sua língua para te ajudar. Morei em três casas diferentes até agora, todas só com brasileiro. Por um lado, foi ruim, por não ter praticado o inglês. Por outro, foi excelente, pelos conselhos e dicas que recebi sobre trabalho, moradia, alimentação, transporte, polícia, conta em banco etc. Sem contar que brasileiro é um povo pra lá de amigável e animado. Isso ajuda muito a evitar que você sinta toda hora aquela saudade da família e dos velhos amigos.

Bom, em outro “post”, falarei mais sobre o Brasil que há dentro de Londres: restaurantes, bares, baladas, lojas, mercados, salões de beleza, enfim, tudo que você possa imaginar tem aqui, com coisas típicas do nosso país. Quer ler um jornal brasileiro? Quer cortar o cabelo com um brasileiro? Quer comprar guaraná, açaí ou feijoada? Quer ir a um boteco assistir ao jogo do São Paulo? Quer ir a um lugar que toca pagode? Forró? Sertanejo? Aqui você pode tudo!

Beijos do amigo

ALEXANDRE COUTINHO

Link: http://www.lancenet.com.br/noticias/08-03-26/262228.stm?torcedores-rivais-se-unem-no-emirates-stadium (Em texto escrito ao LANCE!, eu falo sobre a grande quantidade de brasileiros no jogo entre Brasil e Suécia, em 26 de março, no Emirates Stadium, aqui em Londres).

Foto: Pagode do grupo "Só Quem É", no bar Ilha Brazil, em Willesdem Junction. Ao fundo, a tevê ligada na Globo Internacional, passando Faustão. Dia de São Paulo 2x1 Palmeiras.

8 comentários:

Unknown disse...

Falaa gurizada..porra meu..to feliz aqui de saber que vocês estão se dando bem velho...isso é importante...e a saudade é fodaa..faaz falta pra caralho aqui..mas é assim...amigos a gente leva no coração e se estiverem felizes isso importa e muito!
Muito $uce$$o pra vocês..
Abraços..se cuidem!

Unknown disse...

Meninos, adorei a idéia do Blog!
Melhor pra quem fica não perguntar todo santo scrap "E ai, como estão, o que andam fazendo?".

Saudade de vocês e meus amigos jornalistas estão de parabéns.

Beijos
Di Giaimo

Anônimo disse...

Lindinhuuuu!!!

Prof. Matheus disse...

Alexandre

Não esqueça de torcer muito pelo Carlito Tevez. Uma vez Corinthians, sempre Corinthians

Abraços

Matheus

Unknown disse...

Ê Brasil!, Boa Noite! Só para registrar minha visita e dizer que curti o blog de vocês!a gente acaba tendo mais notícias agora do que quando moravam aqui, mas mesmo assim estou com saudades!
Beijos da cunhadinha e da amiga.

luis augusto simon disse...

Tudo de bom para vocês. Falei do blog lá no meu www.blogdomenon.blogspot.com Um grande abraço

Anônimo disse...

Adorei o blog. Estou "viajando" e me divertindo como vocês.Mas a saudade é irremediável ...já ocupa todo meu coração. Mas estou torcendo muito por vocês.
Sucesso e muitas beijocas pros dois.

Chris disse...

Lele e Thiago

Olha sei muito bem o que 'e a saudade do Brasil. e sei muito bem o que significa brasileiro fora do nosso Brasil, agente acaba se juntando mesmo nao tem como!
Fico muito feliz por vcs dois, sucesso ai!!!
Bjao
Chris